QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sábado, 24 de agosto de 2013

Cubanos dizem que vêm ao Brasil 'por solidariedade, não por dinheiro'

Os primeiros médicos cubanos que desembarcaram no Brasil para participar do programa Mais Médicos, do governo federal, disseram hoje que não sabem quanto receberão pelo trabalho e que vieram "por solidariedade, e não por dinheiro".

"Nós somos médicos por vocação e não por dinheiro. Trabalhamos porque nossa ajuda foi solicitada, e não por salário, nem no Brasil nem em nenhum lugar do mundo", afirmou o médico de família Nelson Rodriguez, ao desembarcar no aeroporto internacional de Recife (PE).
À imprensa, outros médicos que deram entrevistas concordaram com o colega.

O voo dos cubanos pousou por volta das 14h em Recife. Em um avião fretado, vieram 206 médicos. Desses, 30 ficarão em Pernambuco e os outros irão ainda hoje para Brasília.
Amanhã, outro grupo de 194 médicos chega em voos que farão escalas em Fortaleza, Recife e Salvador.
Os médicos cubanos desembarcaram vestindo jaleco, com bandeiras do Brasil e de Cuba. Eles foram escoltados pelo Exército e pela Marinha. Quatro deles foram levados para uma sala e conversaram com jornalistas.
Além dos cubanos, vão desembarcar até amanhã outros 244 médicos estrangeiros e brasileiros com registro profissional no exterior que se inscreveram na primeira etapa do Mais Médicos.
A expectativa do governo é que, até o final do ano, mais 3.600 médicos cubanos desembarquem no Brasil para atuarem no programa.

Polêmica
A vinda dos profissionais cubanos é questionada pelo Ministério Público do Trabalho, que afirma haver desrespeito à legislação trabalhista. Os profissionais de Cuba terão condições diferentes das dos demais estrangeiros -a bolsa de R$ 10 mil mensais não será repassada aos médicos, mas ao governo de Cuba, que fará a distribuição.
Hoje, o ministro da Saúde Eliseu Padilha defendeu o modelo e disse que o contrato firmado pelo governo brasileiro com o país é semelhante ao estabelecido pela Organização Pan-Americana de Saúde em 58 países.

Tricotilomania, veja as principais características desta doença

Tricotilomania

Tricotilomania (trico = cabelo; tilo = puxar)é um transtorno psicológico mais conhecida por seus sintomas do que pelo seu nome. Pessoas que sofrem desse distúrbio de controle de impulsos arrancam os fios de cabelo para controlar a ansiedade e o nervosismo. Algumas enrolam os fios no dedo para depois puxá-los. Nos casos mais graves acabam ficando calvas ou com grandes falhas no couro cabeludo. Em uma pesquisa cerca de 4% dos entrevistados relataram já ter arrancado cabelos em um momento de ansiedade.

 Sinais e Sintomas
O ato de arrancar os fios de cabelo não ocorre, geralmente, na presença de outras pessoas (exceto membros da família imediata), e em situações sociais isso pode ser evitado.
Algumas pessoas também comem o cabelo arrancado, o que é chamado de tricotilofagia. Esse hábito pode causar:
  • Perda de apetite;
  • Vômito;
  • Náusea;
  • Bloqueio gastrointestinal;
  • Sangramento interno;
  • Dores abdominais e;
  • Acúmulo de cabelos no estômago.
Frequentemente exige cirurgia para a remoção do novelo de cabelos que se acumula no estômago e até nos intestinos.
Essas pessoas sabem perfeitamente que esse comportamento não é saudável mas não conseguem resistir ao impulso. Esse comportamento costuma começar ainda na infância ou adolescência e durar por toda a vida, levando-as a uma calvície precoce.

Quando a perda de cabelo fica visível e difícil de esconder, os indivíduos podem se isolar socialmente para não mostrar aos outros, agravando sua baixa auto-estima, depressão e ansiedade. Mesmo que não se isolem, críticas ao cabelo também tem efeito similar de agravar os fatores que desencadeiam o transtorno e assim aumentarem a frequência de arrancar cabelos ao invés de diminuir.

Causas
As três causas mais comuns são:
  • Depressão nervosa
  • Transtorno obsessivo-compulsivo
  • Transtorno de ansiedade generalizada
Outros transtornos de ansiedade também podem ser fatores desencadeantes da doença, assim como distimia, uma forma mais leve de depressão. Está associada a baixa auto-estima, impulsividade e insegurança. Existe uma tendência genética a esse transtorno, relacionada a serotonina, que causa vulnerabilidade a transtornos de humor e ansiosos.

Tratamento
O principal tratamento para a tricotilomania é um tipo de terapia comportamental chamado de treinamento de reversão de hábitos. Com esta abordagem, uma pessoa com tricotilomania primeiro aprende a identificar quando e porque ela tem o desejo de puxar os cabelos. Esta técnica também ensina formas mais saudáveis de relaxamento e outros comportamentos mais adequados para reduzir o estresse no momento de grande tensão. Esta nova atividade, chamada de resposta competitiva, pode ser tão simples como fazer um punho com a mão ou massagear as têmporas, não só para responder ao estresse como também para ocupar as mãos usadas para puxar o cabelo.
A terapia cognitiva comportamental além de ensinar comportamentos mais saudáveis para relaxamento também aborda qualquer pensamento distorcido que pode ser adicionando ao estresse que desencadeia o comportamento.
Remédios para a ansiedade (ansiolíticos e antidepressivos) podem ser utilizados como parte do tratamento.Inibidores seletivos da recaptação da serotonina) podem ser úteis para ajudar a reduzir a impulsividade, a ansiedade, a depressão, a compulsão e melhorar o humor. Uma vez recuperada dos traumas, há chances de os fios de cabelo voltarem a crescer. Contudo, o processo demora, em média, de dois a seis anos quando os cabelos foram arrancados pela raiz.

Recomenda-se o uso de chapéu, lenço ou boné para cobrir a área danificada ou raspar o cabelo para evitar desconforto social. O isolamento social pode agravar a depressão e ansiedade.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

incrível esta moça descreve cotidianamente o drama de ser uma portadora desta doença

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Transporte Público Urbano, De quem é a responsabilidade?

A PREFEITURA É A ÚNICA RESPONSÁVEL..
A constituição federal, no artigo 30, deixa claro que a competência do transporte intermunicipal, aquele que vai de uma cidade para outra, é do governo do Estado. Já o transporte urbano, dentro de uma cidade, é de responsabilidade do próprio município.

Isso quer dizer que as prefeituras são obrigadas a oferecer transporte coletivo para a população. Quando o serviço for feito por empresas particulares, cabe à administração municipal dar a concessão ou a permissão e fiscalizar. Há também uma planilha que leva em conta todos os gastos da empresa com os ônibus e o número de passageiros transportados, por exemplo. Com esses cálculos são definidos os valores da tarifa e, quando há reajuste, o prefeito tem que autorizar.

Para cumprir com essas obrigações, mesmo que o serviço de transporte seja prestado por empresas particulares, por meio de concessão, é preciso que a prefeitura esteja atenta às necessidades da população para definir questões como a quantidade de veículos, a vida útil da frota (por quantos anos eles poderão circular nas ruas até serem trocados por veículos novos), o número de linhas e horários, itinerários e pontos de parada. Resumidamente, tudo o que for preciso para o ir e vir da população de todos os bairros ser feito com segurança e qualidade.

Quando o transporte vai mal, . “A culpa é da prefeitura. O morador tem que saber escolher o seu vereador e o seu prefeito. Se não existe uma secretaria é incompetência de quem dirige a prefeitura. Deve haver, como nos demais segmentos como a saúde, educação e a alimentação, um estudo de transporte..
GRATUIDADE
NÃO É NENHUM FAVOR DA EMPRESA, É OBRIGAÇÃO.
Ter acesso aos coletivos é um direito garantido por lei federal para pessoas com necessidades especiais. Se comprovarem carência de recursos, elas também podem ter transporte de graça, assim como já acontece com os idosos com mais de 65 anos.

Sobre os portadores de deficiência, um decreto federal estabelece que, até 2014, os ônibus de todas as cidades brasileiras terão que ser 100% acessíveis. As cidades terão que adaptar toda a frota, com plataformas, por exemplo.

Se seus direitos não são respeitados nessa área, você sabe onde pode reclamar? "As pessoas tem o direito de recorrer aos órgãos de defesa do consumidor.

AMBULÂNCIAS NOS POSTOS DE SAÚDE PODEM SAIR SEM LIBERAÇÃO PRÉVIA DA CENTRAL DO SAMU NO BALNEÁRIO.

VEJA DETALHES NO 1º COMENTÁRIO ABAIXO DA FOTO E O VÍDEO DO COORDENADOR DO SAMU.
AMBULÂNCIAS NOS POSTOS DE SAÚDE PODEM SAIR SEM LIBERAÇÃO PRÉVIA DA CENTRAL DO SAMU NO BALNEÁRIO. 
VEJA DETALHES NO 1º COMENTÁRIO ABAIXO DA FOTO E O VÍDEO DO COORDENADOR DO SAMU.
  • Jairo Magno de Castro Na Sessão da Comissão Saúde da Câmara de Angra, o coordenador do SAMU, Adriano Neves, declarou: "Qualquer Ambulância do Samu, baseada em postos de saúde, pode sair em caso de emergência zero, para remover um paciente grave" - disse Adriano. http://youtu.be/KO59bHiuQmU
    O vereador Jairo Magno, fez diversos questionamentos aos representantes do SAMU e foi taxativo em destacar, que uma ambulância poder ser deslocada com um paciente, sem precisar ser primeiro ser liberada pelo SAMU, desde de que no trajeto da viatura, seja comunicado a Central de Ambulâncias do SAMU - Um paciente vaga zero, como foi caso que citei aqui durante a sessão, o do sr. Jackson, que teve uma ruptura de tendões com necessidade de enxerto. Ele corria risco de vida, porque o SPA do Frade não tinha condições. Portanto, era um paciente vaga zero, que deveria ser removido para Angra ou Praia Brava. E, foi isso, que o Adriano confirmou aqui em nossa sessão plenária - afirmou Jairo Magno, presidente da Comissão de Saúde.
    O povo não pode ficar nesta agonia, tendo uma ou duas ambulâncias paradas na porta da unidade de saúde, como Monsuaba ou Frade, uma pessoa ficar passando mal, como foi o caso de um esfaqueado em Monsuaba, a vítima ter que conversar com o médico da regulação. É o fim da picada - lamentou o vereador.

    FONTE BLOG DO VEREADOR -http://jairomagno.blogspot.com.br/2013/08/ambulancias-podem-sair-sem-autorizacao.html

Umhlanga, a dança das 40.000 virgens para o rei da Suazilândia

Todos os anos,  celebram a dança cerimonial de Umhlanga. Uma espécie de ritual onde quarenta mil solteiras virgens se congregam para dançar em frente a Mswati III, Rei da Suazilândia. Todas são jovens donzelas que para poder assistir ao desfile devem ter passado antes por uma prova de virgindade. Dentre todas o rei escolherá a que será sua esposa.
As virgens da Suazilândia comparecem na dança e utilizam saias curtas, peito descoberto e colares vistosos que simbolizam a sua vontade de casar com o Rei, conhecido como 'o leão'. Uma delas poderá vir a juntar-se às outras esposas, que também assistem atentas à dança.

A cerimônia passou de tradição a atração turística e milhares de pessoas juntam-se às virgens para assistir à dança. Para além de se mostrarem como pretendentes, as mulheres orgulham-se em mostrar a sua pureza.

Mswati III sucedeu ao seu pai, Sobhuza II, em 1986. Na Suazilândia, dois terços dos seus súbditos são alimentados por ajuda internacional, 34% da população ativa está desempregada e mais de metade vive com menos de um dólar por dia.
VEJA VIDEOS  


Suazilândia/Cultura
As línguas oficiais da Suazilândia são o inglês e o suazi. O Cristianismo é a religião predominante, com a presença tanto de católicos como protestantes. Porém os cultos de origem africana também são seguidos por uma parcela significativa da população, geralmente sincretizados com as práticas cristãs. Dentro da prática religiosa tradicional africana, tem grande peso o culto aos antepassados. A poligamia é outro traço característico da cultura suazi.

Tradicionais casas suazis

Típica cabana suazi
Após um período em declínio, as práticas tradicionais da cultura suazi começaram a ser retomadas, como forma de combate à propagação da AIDS. Como exemplo, podem ser citados :
os terrenos Indlunkhulu, que são terrenos agrícolas cuja produção é destinada à alimentação das pessoas necessitadas, como por exemplo as crianças órfãs cujos pais morreram por causa da AIDS;
os centros sociais KaGogo (literalmente, "casa da avó"), que são lugares tradicionalmente usados como local de discussão de temas relativos à comunidade. Atualmente, estes lugares estão sendo aproveitados como locais de discussão sobre formas de combater a propagação da AIDS;
tradicionalmente, a população suazi é dividida em regimentos segundo a idade, o gênero e o estado marital. Tais divisões tinham função militar e de fortalecimento dos laços de solidariedade. As campanhas de esclarecimentos da população sobre a AIDS estão procurando se utilizar dessa estrutura para disseminar as informações sobre o combate à doença;
o rito do umchwasho, que prescreve um período de abstinência sexual para as mulheres solteiras. Este rito foi revivido entre 2001 e 2005 por ordem do Rei Mswati III, como forma de frear a propagação da AIDS no país. Durante o período de umchwasho, a pessoa que violar a regra fica obrigada ao pagamento de um boi. As mulheres solteiras abaixo dos dezoito anos de idade são obrigadas a usar um lenço azul e amarelo de lã ao redor do pescoço e não podem ter contato físico com homens. As solteiras maiores de dezoito são obrigadas a usar um lenço vermelho e preto e podem ter contato físico, mas não sexual, com os homens.

Umhlanga, a tradicional festa anual que reúne as mulheres solteiras suazis. Durante a cerimônia, as mulheres reúnem canas que serão usadas para a construção e a reparação da residência da mãe do rei. Ao mesmo tempo, se oferecem como noivas para o rei.

Suazilandesas carregando canas durante a festividade típica de Umhlanga

Princesa Sikhanyiso Dlamini, filha da primeira esposa do Rei Mswati III, durante a festividade de Umhlanga. Ela porta uma miniatura de um tradicional escudo suazi.

Turistas observando o Umhlanga

Outra festa tradicional suazi é o incwala, que comemora o ano-novo e a colheita agrícola, em dezembro. Durante a festa, o rei dá aos súditos o direito de consumir os produtos da colheita.

A capital administrativa é Mbabane, mas a corte real e o parlamento se localizam em Lobamba. A maior cidade é Manzini

Referência: http://pt.wikibooks.org/wiki/Suazil%C3%A2ndia/Cultura

Rei Mswati no baile Reed 2006

Mswati III (nascido Makhosetive Dlamini em 19 de abril de 1968  ) é o rei da Suazilândia e chefe do Swazi Família Real . Em 1986, ele sucedeu seu pai Sobhuza II como governante do reino do Sul Africano.

Mswati III é conhecido por sua prática de poligamia (embora pelo menos duas esposas são nomeados pelo Estado). Suas políticas e estilo de vida opulento também provocou protestos domésticos.

Ele é um dos muitos filhos do rei Sobhuza II (que tinha mais de 125 esposas durante seu reinado de 82 anos)  e o único filho de Ntombi Tfwala , também conhecido como Inkhosikati LaTfwala, uma das esposas mais jovens do rei. Ele nasceu no Raleigh Fitkin Memorial Hospital, quatro meses antes da Suazilândia alcançou a independência da Grã-Bretanha . Quando ele e sua mãe receberam alta do hospital, foi morar em uma das residências do rei Sobhuza de Etjeni perto Masundwini Palace. Seu nome de nascimento era Makhosetive (King of Nations).

Como um jovem príncipe, Makhosetive participaram Masundwini Primary School e Lozitha Palace School. Ele sentou-se para a Suazilândia exame certificado primário em dezembro de 1982 em Phondo Real Residence e tem um First Class com mérito em Matemática e Inglês. Ele desenvolveu um grande interesse na guarda real, tornando-se o primeiro jovem cadete para se juntar ao Umbutfo Suazilândia Força de Defesa (USDF) .

Quando o rei Sobhuza II morreu em 1982, o Grande Conselho de Estado (o Liqoqo ) selecionou o 14-year-old Makhosetive príncipe para ser o próximo rei. Para os próximos quatro anos, duas esposas do falecido rei Sobhuza II, Rainha Dzeliwe Shongwe (1982-1983) e da Rainha Ntombi Tfwala (1983-1986), atuou como regente , enquanto ele continuou seus estudos na Inglaterra, participando de Sherborne escola , antes que ele foi chamado de volta para assumir.

FONTE: http://en.wikipedia.org/wiki/Mswati_III

EDUCAÇÃO REALIZA ASSESSORIA COM ALUNOS DA UTD

Trabalho visa oferecer condições para suprir necessidade da rede
Nessa terça-feira, 20, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio da Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD), realizou um trabalho de Assessoria com alunos portadores de altas habilidades.

A assessoria foi realizada no Iate Clube Aquidabã pelo professor Hélio Cruz Leão, do Paraná, que trabalhou com os alunos a oficina Desafio da Aprendizagem Cognitiva.

A oficina é uma ação prática, com jogos que desenvolvem habilidades manuais e mentais, explorando potencialidades e limitações, a fim de provocar a aprendizagem cognitiva e significativa. Esses jogos desenvolvem nas crianças habilidades manuais e mentais, aceitação de normas e regras, estimulam a comunicação, ensinam a resolver problemas e dificuldades, a procurar alternativas e estabelecer valores.

Segundo a coordenadora das escolas especiais, Luciana Telles, o objetivo do trabalho com os alunos da UTD foi oferecer condições reais para tentar suprir as necessidades educacionais do município de Angra, no aspecto cognitivo, com jogos de unicidade a fim de despertar o interesse pela atividade de raciocínio lógico e interpretativo, sustentando uma área que não está sendo explorada.

— O trabalho com essas habilidades é muito escasso no município. Existem muito mais alunos com altas habilidades que ainda não foram identificados. Estamos tentando proporcionar a essas crianças uma oportunidade de desenvolver ainda mais seu potencial com esses desafios da aprendizagem cognitiva — diz Luciana Telles.

A UTD trabalha com alunos do 5º ao 9º ano, de 10 a 17 anos, no contraturno escolar, e possui cerca de 80 alunos matriculados. A unidade trabalha com quatro grupos de estudo, são eles: Artes Plásticas, Leitura e Produção de Texto, Reflexão e Prática nas Ciências e Talentos Matemáticos. Este trabalho realizado na Unidade tem o objetivo de aprofundar o conhecimento dos alunos em suas áreas de maior habilidade.

Lei da Mídia Democrática mobiliza sociedade civil em seu lançamento no Congresso

O projeto de lei da sociedade civil propõe a regulamentação dos artigos da Constituição de 1988 que garantem a pluralidade e diversidade e impedem monopólio ou oligopólio dos meios de comunicação de massa, estabelecendo princípios para a radiodifusão sob concessão pública (rádio e televisão), foi lançado nesta quinta-feira, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. O instrumento foi levado às ruas em 1º de maio, Dia do Trabalhador, pelas entidades da sociedade civil que apoiam a campanha Para Expressar a Liberdade. Desde então, já recebeu milhares de assinaturas e já terá atos de lançamento estaduais. Para ingressar no Congresso como vontade popular o Projeto de Iniciativa Popular deve receber 1,3 milhão de assinaturas. Ainda não há prazo para o término da coleta das assinaturas. A primeira contagem coletiva será realizada após o dia 22 de setembro.

O lançamento da Lei da Mídia Democrática, o Projeto de Lei de Iniciativa Popular das Comunicações, foi aberto ao público e contou com a presença de representantes de movimentos sociais, ativistas, personalidades públicas e políticos, entre eles a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) e Jandira Feghali (PCdoB), que apoiam a democratização da comunicação no Brasil. Apesar do que diz a Carta Magna, no Brasil há uma grave situação de concentração monopólica da mídia: poucos grupos privados e menos de dez famílias são donos dos meios de comunicação.

– No dia em colocarmos uma proposta que levará a democratização de um bem público que é essencial, que é o direito à comunicação, vai nos habilitar para acumular força política na sociedade para fazer as outras reformas, como a reforma agraria, politica, tributária – afirmou a deputada Luiza Erundina, em seu discurso, no lançamento da Lei da Mídia Democrática.

O projeto é um instrumento da campanha “Para Expressar a Liberdade”, realizada por entidades da sociedade civil que lutam por um sistema de comunicação democrático. Ele é fruto de mais de 30 anos de luta pela regulamentação das comunicações no país e está baseado nos resultados da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada em 2009. A campanha “Para Expressar a Liberdade” vem mobilizando e esclarecendo a sociedade civil sobre a necessidade da descentralização e da pluralização do setor e tem recebido um amplo respaldo popular. As manifestações de junho demonstraram a inquietude da população frente à situação de monopólio dos meios de comunicação no país e a Lei da Mídia Democrática se tornou um importante instrumento desse debate.

A Lei da Mídia Democrática já recebeu o apoio de centenas de entidades e, desde o dia 1º de maio, quando foi levado às ruas, conta com milhares de assinaturas. Para tramitar como vontade da população no Congresso Nacional, o projeto necessita hoje de 1,3 milhão de adesões. A população brasileira reivindica a regulamentação do que está escrito na Constituição Brasileira para que todos tenham o direito à informação e à liberdade de expressão.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Corpos dos funcionários do Banco Santander, foram liberados para sepultamento

Foram liberados no fim da manhã desta quinta-feira do Instituto Médico Legal (IML) de Angra dos Reis, os corpos das vitimas assassinados após sofrerem assalto no posto do Banco Sandander que fica nas mediações do complexo nuclear de Angra.

A vigilante Verônica Soares,  foi sepultada nesta quinta-feira, às 17hs, no Cemitério Municipal da Vila Histórica de Mambucaba Angra dos Reis.
O gerente Igor Henrique Batista Alves da Silva, será sepultado na manhã desta sexta feira 23/08 no Cemitério Portal da Saudade em Volta Redonda.

Igor e Verônica foram mortos a tiros, mas apenas a vigilante foi amarrada antes de ser executada.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Assalto numa agencia do Banco Santander proximo ao canteiro da Eletronuclear em Angra deixa dois mortos

Aconteceu no inicio da tarde desta quarta feira 21/08 um assalto na agencia do banco Santander da Eletronuclear Angra dos Reis, houve um tiroteio e foram alvejados o gerente Igor Henrique Batista Alves de 22 anos,  e a vigilante Verônica Soares, de 24 anos, que faleceram no local.

Segundo funcionários da usina, o gerente e a vigilante foram mortos amarrados e executados em seguida. A funcionária da segurança chegou a trocar tiros com os criminosos, mas foi rendida. Os ladrões teriam se irritado com a demora do cofre ser aberto. Pelo sistema eletrônica, a abertura só aconteceria 10 minutos depois de acionado.
Ainda de acordo com as testemunhas, foram roubados apenas pertences das vítimas. O dinheiro do banco não foi levado pelos bandidos. Os funcionários denunciaram ainda que não há câmera de segurança no local do assalto.
Um operário, que não quis se identificar, disse que há 15 dias foi roubado um malote contendo dinheiro da mesma agência. Ele contou que ficou assustado quando ouviu os tiros e o corre-corre de funcionários.
O delegado da 166ª DP (Angra dos Reis), Francisco Benitez , disse que enviou duas equipes para a Usina. O policial explicou que estava aguardando o retorno dos inspetores do local para ser informados sobre que eles apuraram no local do duplo homicídio.
Em nota, a assessoria de comunicação do Banco Santander lamentou o ocorrido e informou que está prestando toda a assistência às famílias dos funcionários. O banco acrescenta que está colaborando com as investigações policiais.
A assessoria da Eletronuclear informou, através de nota, que o crime ocorreu fora do perímetro de controle nuclear. A empresa também lamentou as mortes.
Reprodução facebook
Igor Henrique 
Verônica Soares  

Síria- ataque com gás químico': deixa centenas de mortos em subúrbios de Damasco

Um ataque com armas químicas nesta quarta-feira matou centenas de pessoas próximo à Damasco, a capital da Síria, segundo ativistas de oposição.

Rebeldes relatam mais de 600 mortos em bombardeio com gás asfixiante na periferia da capital Damasco. Na TV, regime do ditador Bashar Assad nega

A principal aliança de oposição na Síria afirma que mais de mil pessoas foram mortas. Os dados não puderam ser confirmados de forma independente.
Eles dizem que foguetes com componentes tóxicos foram lançados contra o subúrbio de Ghouta, em um ataque de forças do governo contra rebeldes. Afirmam ainda que há mortos também nas regiões de Irbin, Duma e Muadhamiya.
A agência estatal Sana nega a informação, e diz que a notícia tem como objetivo distrair a atenção de inspetores de armas da ONU.
Caso confirmado, o número de mortos é muito superior a outros supostos ataques do tipo.
O diretor da comissão da ONU de inspeções de armas químicas, Ake Sellstrom, disse que viu vídeos dos supostos ataques.
"Parece-me que é algo que precisamos investigar", disse ele à agência sueca de notícias TT.
Essa decisão, no entanto, precisaria ser tomada pelo secretário-geral da ONU a pedido de algum país.

Confira as atrações da 18ª Festa de Emancipação de Brejetuba-ES


Câmara de vereadores rejeita parecer favorável a regulamentação das mototáxis

Numa sessão bastante tumultuada nesta terça feira 20/08 os vereadores decidiram votar contra um parecer emitido pela prefeita em favor da regulamentação dos mototaxistas.
Os vereadores do PT, Lia Aguiar e Eduardo Godinho votaram a favor dos mototaxistas, alem do presidente da Câmara Jorge Eduardo Mascote (PMDB) que também se posicionou favorável, inclusive fez um apelo aos demais vereadores que votassem a favor da regulamentação da atividade.Segundo ele, seria muito importante para os moradores da cidade alta poder contar com este transporte, alem de ajudar a população,também é uma fonte de renda para o cidadão angrense..

Os mototaxistas que estavam presentes no plenário da Câmara aguardando a votação, partiram pra cima dos parlamentares que votaram contra, com isso, os vereadores foram preciso saírem escoltados pela policia militar, e o presidente da Câmara encerrou a sessão por falta de quórum.
Em seguida os motoqueiros saíram numa manifestação em direção a garagem da viação senhor do Bonfim onde permaneceram com gritos de ordem, e solicitando a presença da prefeita, que aceitou as reivindicações e prometeu reunir com a comissão dos mototaxistas esta quarta as 9:00hs. 

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Não julgueis para não serdes julgados, será que é assim mesmo?

Julgar ou Não Julgar?


Não julguem, para que vocês não sejam julgados” (Mateus 7.1).
“Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo? Se vocês hão de julgar o mundo, acaso não são capazes de julgar as causas de menor importância?” (1 Coríntios 6.2)

Afinal: crente pode ou não julgar? Para algumas pessoas, o verdadeiro cristão é alguém que não julga. Ele sabe o que é o pecado, consegue reconhecê-lo quando ele acontece, mas ele nunca chamará outra pessoa de pecadora. Na verdade, ele sempre se mostrará compreensivo com o pecador, chegando a abrir mão da disciplina eclesiástica, pois, “quem sou eu para julgar o meu irmão?” Outros adotam uma postura mais agressiva: medem a espiritualidade das pessoas por meio de suas obras, não raro chegando ao ponto de criar uma escala espiritual dos crentes, aonde uns são santos e consagrados, e outros são mundanos e depravados. Os mais exagerados chegam até mesmo ao ponto de declarar que algumas pessoas são salvas, e outras não.
Por trás deste debate, está uma questão que é mal interpretada e compreendida nos círculos evangélicos. Afinal, o crente pode julgar? Se sim, quando e como deve ser este julgamento?

1) SIM, O CRENTE PODE JULGAR

Como protestante conservador, entendo que não existe uma parte da Bíblia mais inspirada do que outra. Não acho que os Evangelhos sejam mais inspirados do que as epístolas, ou que a teologia paulina é superior à teologia de Marcos. Ler a Bíblia com este pressuposto significa entender que um ensino dos Evangelhos é tão autoritativo como um ensino contido em uma epístola. Os que dão preferência a uma porção da Bíblia em detrimento de outra acabam com uma teologia parcial e incompleta, além de quebrarem a unidade e harmonia das Escrituras.

Inicialmente, gostaria de dizer que, em algumas circunstâncias, o cristão pode fazer julgamentos. Embora Jesus Cristo tivesse dito que Ele não julgava as pessoas (João 8.15) ou que nós não deveríamos julgar (Mateus 7.1), podemos ver vários momentos em que o Senhor Jesus emitiu juízos:

“Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo”. (Mateus 23.13).

“Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo”. (Mateus 23.24).

“Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso! Mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal do profeta Jonas” (Mateus 12.39).

“Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; ...” (Marcos 7.6).

“Respondeu Jesus: Ó geração incrédula, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino” (Marcos 9.19).

“Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão” (Mateus 7.6).

Estes versículos são apenas uma amostra de vários juízos proferidos por Jesus. Além destes, podemos achar outros, como os ais pronunciados contra Corazim, Betsaida e Cafarnaum (Lc 10.13-15), a declaração de Cristo a vários judeus que haviam crido nele, dizendo que eles eram filhos do Diabo (Jo 8.44) e várias passagens aonde Cristo diz que quem não crê nele, já está condenado (Jo 3.17-18, 36, etc).

À luz destas passagens, revela-se falso o argumento de que, baseado no ensino dos Evangelhos e no modelo de vida de Jesus, o cristão não pode julgar a ninguém. Cristo julgou a vários grupos de pessoas. Ao contrário de nossa visão suavizada acerca do Senhor, vemos que Ele, em sua ira e verdade, chamou os fariseus de “hipócritas”, disse que não deveríamos jogar pérolas a “porcos” ou dar o que é santo aos “cães”, além de considerar a sua geração como sendo “perversa”, “adúltera” e “incrédula”. Em todos estes momentos, Jesus mediu estas pessoas, achou-as em falta e emitiu um comentário ou juízo sobre eles.

No entanto, alguém pode argumentar dizendo que Jesus, devido a sua condição única de Deus-Homem, tinha o direito de julgar aos outros. Afinal, de acordo com João 5.22:

“Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho”.

Em outras palavras, Jesus pode julgar as pessoas porque Ele é Deus. Ele nunca faria um julgamento incorreto ou impreciso, além de ter todas as qualificações morais necessárias para ser um Juiz. Nós não teríamos esta capacidade.

Mas, apesar de nossas limitações e finitude humanas, o ensino dos apóstolos nos diz claramente que devemos emitir juízos em algumas situações:

“Apesar de eu não estar presente fisicamente, estou com vocês em espírito. E já condenei aquele que fez isso, como se estivesse presente (...) entreguem este homem a Satanás, para que o corpo seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor” (1 Coríntios 5.3-5).

“Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer” (1 Coríntios 5.11).

“Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo- se apóstolos de Cristo” (2 Coríntios 11.13).

“Mas eles difamam o que desconhecem e são como criaturas irracionais, guiadas pelo instinto, nascidas para serem capturadas e destruídas; serão corrompidos pela sua própria corrupção! Eles receberão retribuição pela injustiça que causaram. Consideram prazer entregar-se à devassidão em plena luz do dia. São nódoas e manchas, regalando-se em seus prazeres, quando participam das festas de vocês” (2 Pedro 2.12-13).

“De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo. Tenham cuidado, para que vocês não destruam o fruto do nosso trabalho, antes sejam recompensados plenamente. Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus, quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho. Se alguém chegar a vocês e não trouxer esse ensino, não o recebam em casa nem o saúdem. Pois quem o saúda torna-se participante das suas obras malignas” (2 João 7-11).

Vemos portanto que três apóstolos, Paulo, Pedro e João julgaram a pessoas em seu tempo. Na verdade, é impossível cumprir alguns mandamentos sem que se avaliem as pessoas. Paulo disse que não devemos nos associar a quem diz que é cristão, mas é imoral, avarento, idólatra, entre outros. Para que eu obedeça a este
mandamento, preciso olhar para a vida do cristão e ver se ele incorre em algum destes erros. João diz que não devemos nem saudar aqueles que negam a encarnação de Jesus e os hereges que vão além do ensino de Cristo. De igual modo, para que eu obedeça à instrução de João, devo julgar a meus semelhantes cristãos.

O bom senso também nos mostra que fazemos julgamentos o tempo todo. Na hora de escolher um pastor, presbítero ou diácono, nós devemos julgar o caráter do candidato à luz das exigências bíblicas (Tt 1 e 1 Tm 3) e ver se ele é aprovado para a liderança da Igreja. Quando convidamos alguém para pregar, também examinamos a vida e o ensino do pregador, pois, caso ele seja um herege, entregar-lhe o púlpito significa causar transtornos à Igreja de Cristo.

Vemos também, à luz destes versículos, que a disciplina eclesiástica também é uma ordenança divina. O próprio Senhor Jesus nos dá base para a exclusão de membros em Mateus 18.17:

“Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano”.

2) COMO JULGAR E COMO NÃO JULGAR AS PESSOAS

Esclarecido, pois, este primeiro ponto, precisamos analisar agora como as pessoas devem ser julgadas.

Olhando para o exemplo de Jesus, vemos que os religiosos que não vivem aquilo que pregam são dignos de julgamento. Os fariseus foram criticados por Jesus por serem hipócritas. Eles, por exemplo, davam o dízimo de temperos, mas negligenciavam a justiça, a misericórdia e a fidelidade (Mt 23.23). Jesus também condenou os fariseus por sua doutrina distorcida (Mt 23). Olhando para os evangelhos, também vemos que os fariseus eram pessoas que impediam o acesso de outros pecadores ao caminho da salvação (Mt 23.13), orgulhosas acerca de sua fé (Lc 18.9-14) e resistentes ao ensino de Jesus, chegando até mesmo a atribuir as obras de Jesus ao próprio Satanás (Lc 11.14-15).

Jesus também julgou a sua geração por querer tentar a Deus, pedindo um sinal. Na verdade, a multidão não queria acreditar em Jesus, eles não tinham fé. Pela mesma razão, Jesus teve vários embates com a multidão ao longo do Evangelho de João. Jesus apontava o pecado da incredulidade para aqueles que se recusavam a admitir suas falhas. O Senhor também julgou os "cães" que rejeitam o seu Evangelho, chegando a dizer que não deveríamos lhes atirar as nossas pérolas (o Evangelho).

Os pecadores resistentes, aqueles que se recusam a admitir o seu pecado (como Ananias e Safira ou os fariseus), os hereges que não aceitam correção (como os falsos apóstolos descritos por Paulo), os que se fazem passar por irmãos, mas não o são (os fariseus e os homens com os quais não devemos nos associar), os imorais que não se arrependem de seu erro e continuam a praticá-lo (o caso de disciplina mostrado em 1 Coríntios 5), todos estes são exemplos de pessoas que são passíveis de julgamento.

Mas não devemos condenar os pecadores que reconhecem seu erro e se arrependem. A adúltera apresentada a Jesus (Jo 8.1-11), o publicano Zaqueu (Lc 19.1-9) e a pecadora que ungiu os pés de Jesus (Lc 7.36- 50) são exemplos de pessoas que foram julgadas pelas pessoas que os cercavam, mas que não foram julgadas por Jesus. Tratavam-se de pecadores que estavam buscando o arrependimento, corações que tinham sede de Jesus e que não foram resistentes ao Evangelho. O pecador que sabe a gravidade de seu pecado e que está lutando para abandoná- lo e se aproximar de Deus, deve ser acolhido.

Jesus também não julgou os pecadores que ainda não tiveram a oportunidade de aceitá-Lo ou rejeitá-Lo. Ele andava com os publicanos e pecadores (Mt 9.10), provavelmente evangelizando-os. O pecador que não participa da Igreja e que não rejeitou definitivamente o Evangelho deve ser evangelizado, e não condenado. Sobre isso, vale a pena ler 1 Coríntios 5.12, que dá a entender que não devemos julgar aqueles que estão fora da Igreja:

“Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro?”

Isso não quer dizer que não devemos falar para os incrédulos sobre os seus pecados. Ao contrário, toda evangelização séria mostrará, com clareza, que todos somos pecadores e merecedores de uma condenação eterna. Mas isso não nos dá o direito de condená-los, a nossa primeira preocupação deverá ser a de evangelizá-los, e, caso eles não aceitem o Evangelho, deixá-los e pregar o Evangelho a outros incrédulos (Mt 10.11-16).

Aquele que julga também deve ser uma pessoa de moral. Caso contrário, ela estará desqualificada para fazer qualquer julgamento:

“Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: Deixe-me tirar o cisco de seu olho, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão” (Mt 7.3-5).
“Portanto, você, que julga os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas” (Rm 2.1).

Um adúltero não pode disciplinar outro, um ladrão não pode disciplinar outro ladrão, e por aí vai. Antes de alguém querer julgar a seu semelhante, convém recordar Mateus 7.2, que diz que:

“Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês”.

Uma última palavra deve ser dita. Condenar a alguém não significa tripudiar sobre a pessoa, nem caluniá-la ou ficar fofocando sobre o pecado alheio. Em Mateus 12.20, lemos que Jesus “não quebrará o caniço rachado e não apagará o pavio fumegante”. Jesus não foi enviado para condenar o mundo, mas sim para salvá-lo (Jo 3.17), e nem mesmo o arcanjo Miguel fez acusações injuriosas contra Satanás (Jd 9). A disciplina eclesiástica ou a condenação de alguém são eventos que devem despertar em nós tristeza e pesar, e não fofocas ou prazer. Se vemos que alguém está se desviando do Evangelho ou pregando heresias, o nosso objetivo principal deve ser conduzir o pecador ao arrependimento e a restauração. Caso a disciplina seja indispensável, ela deve ser feita com seriedade, amor e tristeza, sempre objetivando o arrependimento, e não a condenação eterna do pecador. E com muito temor também, afinal, não somos pessoas perfeitas e ninguém deve ser julgado ou condenado injustamente.

Espero que este estudo possa nos ajudar a entender melhor a questão da disciplina e possa nos dar uma visão bíblica e equilibrada sobre esta delicada questão que é a de julgar os outros.

domingo, 18 de agosto de 2013

igreja da Vila Historica em estado de decomposição

(Foto:PABLO RODRIGUES)
PABLO RODRIGUES por email
IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO FUNDADA EM 27 DE MAIO DE 1863 LOCALIZADA NO BAIRRO MAMBUCABA HISTÓRICA EM ANGRA DOS REIS -RJ.HÁ CERCA DE 11 ANOS ELA NÃO ESTA FUNCIONANDO DEVIDO UMA REFORMA QUE ESTA PARADA.E HOJE SE ENCONTRA EM COMPLETO ESTADO DE DECOMPOSIÇAO.ONDE OS FIEIS TEM QUE FAZER AS MISSAS EM TENDA IMPROVISADA. RECENTEMENTE A PREFEITA E A ELETRONUCLEAR QUISERAM TROCAR ESSA TENDA POIS COM O TEMPO TAMBÉM JÁ SE DESCOMPÔS. SÓ QUE A POPULAÇÃO NÃO QUER MAIS TENDA E SIM QUE ACABE COM A REFORMA DA IGREJA.ESSA TENDA CUSTARIA PARA ELETRONUCLEAR CERCA DE 90 MIL REAIS, PORQUE NAO USAR ESSE DINHEIRO PARA A REFORMA DA IGREJA E NÃO FICAR FAZENDO REMENDOS E NEM PROMESSAS.
RECENTEMENTE A ELETRONUCLEAR REFORMOU VARIAS IGREJAS DE ANGRA E PARATI, IGREJA COM HISTORIA NO MUNICÍPIO MAIS ATE MAIS NOVAS QUE DE MAMBUCABA SERA QUE MAMBUCABA NÃO É Brasil?
VERGONHA PRA TODAS AS ESFERAS DE GOVERNO.
UMA VERGONHA PERDER UM TEMPLO COM ESSA HISTORIA.

Cabofriense vence o Angra e é campeã da Taça Corcovado

Triangular Final começa na próxima quarta-feira
(Foto:globoesporte.globo)
A Cabofriense é campeã da Taça Corcovado. O Tricolor Praiano bateu o Angra dos Reis pelo placar de 1 a 0, neste sábado (17), no Correão, e garantiu o troféu do segundo turno da Série B do Campeonato Carioca, além da vaga no triangular final da competição. O gol da vitória foi do meia Eberson, aos 22 minutos do segundo tempo.
A partida começou equilibrada, sendo o primeiro lance de perigo do jogo para o Angra dos Reis. Bem no ataque, o Tubarão Azul chegou pela primeira vez num chute de Júlio, depois de jogada individual pelo meio. O camisa 11 angrense chutou e Jefferson espalmou.
A resposta veio mais tarde, quando a Cabofriense chegou pela esquerda, por intermédio de Arthur. Após cruzamento, Capixaba não conseguiu cabecear e Abedi chegou atrasado. Depois da parada técnica, novamente Capixaba apareceu na área após passe de Eberson, mas chutou à esquerda de Felipe.
O Angra dos Reis criava suas oportunidades e levava perigo sobretudo nas bolas paradas do meia Thyago Fernandes e do veloz Júlio. As finalizações, no entanto, eram escassas e o centroavante Dinei estava bem marcado. A equipe da casa confiava nos lances pelo lado do campo.
No segundo tempo, a Cabofriense voltou muito melhor e logo aos oito minutos, em um rápido contra-ataque, principal arma do Tricolor Praiano nesta etapa, Arthur tabelou com Capixaba, que chutou na direção do ângulo e Felipe fez uma defesaça, jogando pra escanteio.
Como o placar não o favorecia, o Angra dos Reis foi com tudo para cima em busca do gol da vitória e acabou deixando muitos espaços. Porém, levou o gol em uma falha. Aos 22 minutos, Felipe bateu mal um tiro de meta, Eberson recuperou, driblou o goleiro e fez o único gol da partida.
Garantida no triangular final, a Cabofriense estreia nesta quarta-feira (21), às 15h, contra o Bonsucesso, no Estádio Leônidas da Silva, no Rio de Janeiro.

A partida
Cabofriense 1 x 0 Angra dos Reis – Taça Corcovado, final, jogo único – 17/08/2013
Estádio Alair Corrêa (Cabo Frio – RJ)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Silbert Faria Sisquim e Marcos Sivolella do Nascimento
Cabofriense:
Jefferson; Medina, Pessanha, Vinícius e Leandro; Silvano, André Oliveira, Abedi (Alex 36′/2°T), Eberson e Arthur (Bruno Andrade 44′/2°T); Capixaba (Rodrigo Pinho 42′/2°T). Técnico: Toninho Andrade.
Angra dos Reis: Felipe; Luciano, Alex, Ronaldo e Índio; Galvão, Thomaz (Ignácio 29′/2°T), Ferreira e Thyago Fernandes (Maycon 8′/2°T); Júlio Ferrari e Dinei (Felipe Daniel 16′/2°T). Técnico: Leandro Silva.
Cartões amarelos: Abedi e Capixaba (CAB); Índio (ANG)
Gol: Eberson 22′/2°T (1-0)
Público: 350 pagantes (520 presentes)
Renda: R$ 2.750,00
Fonte:futrio.net