QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

domingo, 25 de dezembro de 2011

POR QUE AS UNHAS NUNCA PARAM DE CRESCER?

As unhas mais compridas do Mundo - irenita 2011As unhas são formadas por queratina (uma proteína, a mesma que está presente nos fios de cabelo). Cada unha possui uma raiz, que fica sob a pele, junto à cutícula. Ali, células cutâneas especializadas se multiplicam sem parar e produzem bastante queratina, e esta proteína é armazenada dentro da própria célula. Esta célula se enche tanto de queratina que perde sua atividade e morre. Os restos celulares, inclusive a queratina, continuam dentro da célula morta e são empurrados para fora da raiz aglomeradas, “fabricando” as unhas. E elas nunca param de crescer, porque nosso corpo está em constante atividade e as céluals cutâneas nunca param de produzir queratina, afinal é só isso que elas sabem fazer!

Agora algumas curiosidades:
- Como a parte da unha que aparece está composta por células mortas, não sentimos dor quando ela é cortada.
- As unhas das mãos crescem muito mais rápido do que as dos pés, isso porque a irrigação sangüínea é maior nas mãos.
- As unhas dos homens crescem mais rápido do que as das mulheres.
- Sabe aquelas manchas brancas que às vezes aparecem nas unhas? Pois é, elas não significam que você vai ganhar um presente, na verdade são sinais de problemas, como alergia a determinados produtos ou doenças na própria unha e até internas, como a anemia.


Lee Redmond 
A mulher com as unhas mais compridas do mundo quebrou-as durante um acidente de carro em Holladay, Utah, nos Estados Unidos,     As unhas não eram cortadas desde 1979 e, em 2008, chegaram a medir mais de 8 m juntas. A maior de todas ficava no polegar direito com 88 cm, conforme o site do Livro dos Recordes, Guiness Book.

Nenhum comentário: